




Fundado em 13 de Setembro de 1920, com sede no largo da tipografia, o Independente Futebol Alcacerense, foi o clube oficialmente mais velho de Alcácer do Sal e de todo o Alentejo Litoral. Era um orgulho usar aquelas camisolas de riscas verticais pretas e brancas. Foi no “Poço”, designação corrente da sede do Independente Futebol Alcacerense, que Gilberto Maria Peres, Presidente desta coletividade durante muitos anos, realizou muitos bailes para se cobrirem as despesas que cada vez eram maiores.
O Salatia Atlético Clube, agremiação desportiva e recreativa, foi fundado em 22 de Abril de 1937, na vila de Alcácer do Sal. Era uma honra vestir aquele equipamento de camisola azul com gola e punhos encarnados a vermelho e calção branco. A dirigir este emblema destacaram-se, entre outros, Francisco Massano Branco, Manuel Domingos Grenha, Álvaro Vieira da Cruz, Alfredo Serra, Manuel Canhão.
A fusão, entre o Independente Futebol Alcacerense e o Salatia Atlético Clube, que ocorreu em 1979, pôs fim à luta permanente de sobrevivência destas antiquíssimas coletividades.
«Conforme consta das atas de Assembleia Geral» quer do Independente Futebol Alcacerense quer do Salatia Atlético Clube, lavradas no dia 29 de Setembro de 1979, «foi aí deliberado proceder à fusão das duas coletividades num único clube».
No dia 30 de Setembro «por reunião dos seus diretores e associados, de ambos os clubes, (…) foram essas direções eleitas como Comissão para proceder à legalização do novo Clube, aprovadas a denominação, as cores das camisolas e os estatutos do novo clube».
«É constituída,» aos quatro dias do mês de Outubro de 1979, no cartório notarial de Alcácer do Sal perante o notário José Antunes Ribeiro, «e por tempo indeterminado, uma agremiação desportiva e recreativa, com o nome de ATLÉTICO CLUBE ALCACERENSE, que resulta da fusão dos clubes “Independente Futebol Alcacerense” e “Salatia Atlético Clube”».
Por parte da Direção do Independente Futebol Alcacerense estiveram presentes: António José Severino, Manuel Cristóvão Flamino, Manuel Vitor Mendes Matos, Horácio Manuel Leal Rosa, Eugénio José Ganchinho Pereira, Diamantino Balona Flamino, António Bernardo Jacinto, José Serafim Guedes e Carlos dos Reis Freitas.
Por parte da Direção do Salatia Atlético Clube estiveram presentes: Rui Manuel Leal Rosa, Marcelino Manuel Coelho Grilo, Henrique José Louro, Carlos Pedro Pinto Madeira, José António Lopes da Silva, José Manuel da Conceição Raposo, António Silva Baião, Carlos Alberto Simões, Eurico José Molha Direitinho, Adelino do Rosário Lopes, Domingos da Conceição Carvalho, Germano Augusto Letras dos Mártires.